domingo, 16 de agosto de 2009

A ESTAÇÃO PARVA


Como vivem os 20 homens mais ricos de Portugal.

Conheça o lado negro de Diana mais de 10 anos depois da sua morte.

Como gastam o dinheiro os 20 herdeiros dos mais ricos de Portugal.

Os 10 hotéis de sonho,

As operações de estética, onde e como.

A moda do sexo na escola.

Isto são títulos de capas de revistas de informação geral dos últimos meses. Não estou a falar da Caras, da Vip, da Flash, da Nova Gente ou da TV Guia, que se especializaram nestas questões.

Não.

Estou a falar de revistas como a Focus, a Visão ou a Sábado. Revistas supostamente de informação geral, política e séria.

Claro que depois lá dentro têm os artigos de informação geral, séria e interessante. Mas a capa, senhores, faz-nos pensar que ou alguém meteu droga na máquina de café das redacções ou a silly season provoca graves danos na capacidade de escolha dos editores.

Gostava de perceber porque é que as capas das revistas da chamada imprensa de referência deram em só chamar a atenção para as coisas menos importantes de que tratam?

Aqui há uns anos percebi que os jornalistas definiam os meses de Verão como «silly season», que no fundo é «estação parva», mas dito em inglês ainda mantém uma certa dignidade, não é mesmo só parva. Eu até já me tinha habituado à ideia de só ler disparates nos meses de Verão, e até desculpava.

O problema é que agora estão a estender a estação parva ao ano todo. Este ano foi parvo desde Março. E isso é muita parvoíce.

É verdade que o tempo anda aparvalhado e já ninguém se entende com este clima, mas acho que andam a exagerar. Por favos, liguem o ar condicionado numa temperatura que não promova a parvoíce. Deve haver estudos que explicam qual é essa temperatura. Inclusive numa dessas edições de Verão que têm estudos sobre tudo e mais alguma coisa.

É que, como eu disse, lá pelo meio ainda há muita coisa boa.

Sem comentários: